Plantas para escritório

As pessoas sempre me perguntam, quais plantas devem colocar em seus escritórios, e como cuidar delas.  Então resolvi escrever este post.

Sabemos que as plantas fabricam seu alimento através da fotossíntese,  e para isso precisam do sol. Então, não é natural que as plantas fiquem em ambientes com pouca luminosidade como casas e escritórios.  No entanto, algumas suportam  essa condição. As mais comuns são:

Palmeira Chamaedorea: Existem  mais de 10 variedades desta palmeira,  as mais utilizadas são:  Elegans e a Seifrizi. Você pode encontrar plantas desde 60cm até 1,80m.

O solo deve ser  fértil e mantido sempre úmido

Palmeira Ráfia:   Provavelmente a planta mais  utilizada em interiores, encontradas com altura variando entre 60cm a 1,80m.  Esta palmeira é vendida por haste.  ( em SP). Manter o solo sempre  úmido.

Palmeira Licuala, esta planta precisa de bastante espaço, pois suas folhas são grandes. A planta pode chagar ate 3m.

Precisa de solo férteis, mantido  sempre  úmidos. Não resiste ao frio. Pode ficar em vasos por vários anos.

Lembre-se  as palmeiras, tem o crescimento muito lento.

Tem ainda a Jibóia, a Zamiocucas, o lírio da paz, o antúrio entre outras.

Para plantar, verifique sempre se o vaso suporta o tamanho do torrão da planta e tome muito cuidado para não quebrá-lo, pois a planta  pode morrer.

Já a rega depende de diversos fatores, tais como: Luminosidade, ar condicionado, tipo de vaso, se estiverem em vaso de barro ou de fibras vegetais, precisam de  mais regas, ao contrario dos vasos de plastico. Mas via de regra, você deve molhar uma vez por semana. Uma dica para não molhar de mais ou de menos, é colocar o dedo  na terra, ou um palito de churrasco, se sair sujo e úmido, não precisa molhar.

Também pode borrifar água nas folhas com uma gota de adubo foliar,assim as folhas ficam hidratadas e não formam pontas secas.

Um erro que vemos nas empresas, é  as pessoas molharem o cachepô de vidro todo e com isso molar as cascas de árvore,  que emboloram e  cheiram mal. Normalmente o vaso fica apenas no centro do cachepo, portanto quando for molhar, molhe só o centro.

Se sua planta estiver em vaso com prato em baixo não esqueça  de colocar areia para evitar o acúmulo de água e a dengue.

Procure sempre colocar a planta próxima a alguma janela.

Lembre de limpar as folhas para tirar o pó  pois as plantas respiram pelas folhas.

Devemos nos preocupar também com o plantio, mas isso é assunto para um outro post.

Ate mais.

Leave a Reply


9 + um =